PROJECTO “THE FAMOUS RAINCOAT”
Começar um novo projecto é sempre desafiante: a concepção do tema, pensar nas pessoas a convidar e reunir uma equipa para a sua realização. Em 2019, iniciei o “The Famous Raincoat”, um projecto de fotografia analógica cuja alegoria está centrada na gabardine que nos protege. Este elemento, mais do que uma peça de vestuário, simboliza refúgio, resiliência e a capacidade de enfrentar o inesperado.
Reuni a equipa com a makeup artist Sandra Almeida e a hairstylist Sónia Augusto. Estava na altura de arrancar com o projecto. Quem seria a primeira convidada? Uma pergunta difícil para uma resposta não tão fácil. A primeira sessão fotográfica marca, de certa forma, o fio condutor do projecto. Permite-nos avaliar o rumo e determinar a direcção a seguir, sendo essencial definir todos os parâmetros para atingirmos o ambiente desejado.
Para este início, precisava que a primeira convidada transmitisse a essência do “The Famous Raincoat”. Depois de rever, e voltar a rever, a lista de convidadas, decidi falar com a actriz Margarida Moreira.
A Margarida faz parte de um pequeno lote de actrizes que, pela forma como representam e pela forma de estar, estão num patamar mais elevado. É algo que se sente e é quase impossível transmitir por palavras. Tive o privilégio de ver o meu convite aceite e, após o briefing, demos início à sessão fotográfica.
Para este projecto, defini que fotografaria em médio formato e em filme. Confiei, mais uma vez, na fiável Rolleiflex T3.5 e usei filme 120 da Kodak e Ilford, de 400 a 3200 ISO, devido à iluminação contínua que decidi usar nesta sessão. A sessão foi realizada no interior de um edifício na Avenida da Liberdade, em Lisboa, que, devido à sua idade, conferiu o ambiente desejado para o projecto.
Aliar a arte dos cabelos e da maquilhagem, a entrega das convidadas a um projecto e conseguir as imagens pretendidas deve funcionar como uma orquestra, em que o fotógrafo desempenha o metódico papel de maestro. O planeamento, a capacidade de realização e de prever as fotografias finais são fundamentais para o sucesso de qualquer projecto. Contudo, apesar da fotografia ser uma arte tecnicamente exacta, a arte do retrato contém uma grande percentagem de imprevisibilidade, pois lidamos com o factor humano. Por mais meticulosos, disciplinados e conhecedores de técnicas que sejamos, temos sempre de contar com as delicadas surpresas que as equipas e convidadas poderão trazer à sessão.
Esta incerteza é a verdadeira beleza da arte da fotografia de retrato...
O meu agradecimento à Sandra Almeida, Sónia Augusto e à incrível Margarida Moreira pelo arranque deste projecto, infelizmente interrompido pela pandemia.
Está na altura de o recomeçar...